sábado, 9 de março de 2013

[Especial] Harry Potter: 1-4

Depois de ter re-assistido a Saga inteira de Harry Potter, decidi fazer um especial, que basicamente, bem atrasado, sendo que dia 30 de agosto desse ano, tinha completado 15 anos desde a primeira aparição do menino bruxo em 1997. Sendo que parei de ler os livros no 4° (O Cálice de Fogo), então decide fazer o post sobre os 8 filmes da série, mas, como "Harry Potter e as Relíquias da Morte", esse post será dividido em 2 partes.


Em 30 de agosto de 1997, foi lançado o livro Harry Potter and the Philosopher's Stone (A Pedra Filosofal), escrito pela autora J.K. Rowling. Aclamado pela crítica e vendeu mais de 107 milhões de cópias no mundo inteiro. Logo depois foram lançadas as suas continuações:
The Chamber of Secrets (A Câmara Secreta, 1998);
The Prisoner of Azkaban (O Prisoneiro de Azkaban, 1999);
Goblet of Fire (O Cálice de Fogo, 2000);
The Order of the Phoenix (A Ordem da Fênix, 2003);
The Half-Blood Prince (O Enigma do Príncipe/Príncipe Mestiço, 2005);
The Deathly Hallows (As Relíquias da Morte, 2007)
Todos sucesso de vendas e de crítica, e todas escritas por J.K. Rowling. Infelizmente, eu só tenho dos livros Ano 1 ao 4. E, é claro, muita coisa nos livros são bem diferentes nos filmes.
Em 1997, o produtor David Heyman estava procurando algum livro infanto-juvenil para transforma-lo num filme. Eis que lhe apresentam o já-fazendo-sucesso, Harry Potter e a Pedra Filosofal. Trabalhando com a Warner Bros., os direitos do livros 1-4, tinham sido vendidos pela J.K. Rowling.
Inicialmente, a direção do filme seria de Steven Spielberg, que queria transforma em filme de animação. A ideia não deu certo, e ele saiu, e logo depois, veio Chris Columbus, que já havia trabalhado em filme infantis/de família, como Esqueceram de Mim.

Rownling insistiu que o elenco do filme fosse todo britânico. É claro, houve exceções, como Emma Watson (Herminone) nasceu em Paris, apesar de ser britânica.
Mais de 60 mil crianças precisavam ser testadas antes de Daniel Radcliffe ser escolhido para interpretar o menino bruxo.
Nem era para eu escrever a sinopse, porque qualquer um já deve ter assistido, não?
O jovem Harry Potter (Radcliffe), vive infeliz na casa de seus tios, os Dursley, num subúrbio em Londres. Até que, Harry descobre ser um bruxo, um segredo escondido dele a 11 anos. Ele então vai estudar na Escola de Magia e Bruxaria, Hogwarts. Ainda descobre que é muito famoso e conhecido no mundo dos bruxos. Ele é "O Menino Que Sobreviveu", o garoto que não foi afetado pelo feitiço "Avada Kedavra". Voldemort, o maior bruxo do mal de todos os tempos, o tentou matar, sabendo de uma profecia do garoto que o conseguiria mata-lo. Por isso, Harry tem uma cicatriz na testa (em forma de raio), aquela foi sua marca após sobreviver ao feitiço. Infelizmente, Voldemort (ou, Você-Sabe-Quem), ainda está vivo (você, que infelizmente não conhece a Saga (impossível), vai saber o porque na próxima parte do post), e vaga por ai, procurando recuperar sua energia. Harry então começa uma ótima amizade com Ron Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson), e o começo de uma futura rivalidade com Draco Malfoy (Tom Felton).
Ainda no elenco adulto, tem, o finado Richard Harris, Alan Rickman, Maggie Smith, Ian Hart, Robbie Coltrane, Richard Griffiths e Fiona Shaw.
Enquanto que o elenco adulto tem atuações boas (principalmente a de Alan Rickman e Maggie Smith), o elenco mirim não se sai tão bem assim. Principalmente Daniel Radcliffe não consegue se expressar bem, é claro, um ator de 11, mas poderia ter sido melhor. Quase a mesma coisa de Rupert Grint e Tom Felton. Apesar, da que interpreta menos pior nesse elenco mirim é mesmo Emma Watson, que sempre rouba cena como a sabe-tudo do trio, sendo tanto a voz da razão, e o motivo por ainda não terem morridos se não fosse os feitiços que ela sabe.

Interessante notar, que alguns filmes não envelhecem com o tempo. No caso Star Wars, cenas como a destruição da Estrela da Morte, são fantásticas na minha opinião. Ou O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel que foi lançado no mesmo ano, tem efeitos especiais ótimos (e eu não sou muito fã da trilogia). Já no caso de Harry Potter 1, a uma cena que conseguiu envelhecer com o tempo: a do Trasgo. Que cena artificial, muito artificial, tudo bem, naquela época era legal, mas hoje, eu acho meio tosco, não tosco não, mas, artificial de mais. A cena do Quadribol é até um pouco artificial demais, mas é ótima. Aliás, o filme pode ter até erros no roteiro, atuações medianas, mas ali seria o inicio da Saga que se tornaria muito conhecida e famosa no mundo todo. Ainda mais, esse filme, é aquele tipo "Gonnies" na minha opinião: Crianças que não tem medo do perigo e se aventuram, e ainda se dão bem no final (a diferença, é que não tem adulto lerdos).
Uma outra curiosidade, é que o título The Philosopher's Stone, nos EUA, virou The Sorcere's Stone.
Ter ler o livro depois de ver o filme, me fez entender o que Rownling tinha imaginado e escrito. O mundo e a imaginação dela estava nas telas. Aliás, ela mesma esteve supervisionando todos os 8 filmes, dando conselhos ao diretores, se poderia mudar aquilo do livro para ficar melhor no filme, etc..
Harry Potter e a Pedra Filosofal foi um sucesso enorme, mas enorme mesmo. Arrecadou mais 974 milhões nas bilheterias, sendo hoje a 14° Maior Bilheteria de todos os tempos (antes a 10ª), a maior bilheteria de 2001, e a segunda maior bilheteria da Saga. Além disso, foi nomeado a 3 Oscar: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora Original (por John Williams).
Detém atualmente 80% de aprovação dos críticos no site Rotten Tomatoes.

Nota: 

8 Jokers!

Trailer:

E Chris Columbus retorna a direção, dessa bem mais fiel ao segundo livro da série que estava se baseando.
Harry Potter continua vivendo infeliz com seus tio trouxas, até que o aparecimento de um elfo-doméstico, Dobby, lhe faz ficar "aprisionado" na casa dos tios. Mas ele resgatado pelo irmãos Weasley, a família do seu melhor amigo, que também se tornará basicamente sua segunda família. Potter retorna a Hogwarts, agora descobre que pode falar língua de cobra, e que A Câmara Secreta, uma câmara criada e escondida por Salazar Sonserina, um dos fundadores de Hogwarts. A ideia de Salazar era que a escola só deixa-se estudar puro-sangue, e nenhum sangue-ruim (que é filho de trouxa (pessoas normais, não bruxo)). A ideia foi descartada, e Salazar decidiu ir embora, mas não antes de criar a câmara, que seria aberta pelo seu herdeiro anos mais tarde, para assim, liberta um monstro que mataria todos os sangue-ruins da escola. Harry então terá que descobrir a câmara, e impedir que mate os alunos da escola. Além de descobrir um misterioso diário escrito a anos atrás.
No elenco, além do retorno do trio principal (Radcliff, Watson e Grint), retorna Richard Harris (que morrerá antes da estreia do filme), Alan Rickman, Maggie SmithRobbie Coltrane, Richard Griffiths e Fiona Shaw, e interpretando o mentiroso Lockhart, Kenneth Branagh, além da pequena participação de Mark Williams, e a mediana atuação de Christian Coulson como Tom Riddle.
A Câmara Secreta é um dos melhor cenários da franquia
Enquanto as atuações do trio principal melhoraram bastante (apesar da atuação de Daniel no clímax e no final do filme ter sido meio ruim), pode-se perceber que o filme ficou mais sombrio que o primeiro, mais sério. Os cenários ainda continuam fantasiosos, só que, um pouco mais escuros. A trama ficou mais envolvente e mais trabalhada, os personagens foram ficando mais maduros e sendo mais desenvolvidos.
Cenas como a do Quadribol ficaram ótimas, menos artificiais que o primeiro. Os efeitos especiais também melhoraram respectivamente. O Dobby gerado por computação ficou perfeito, mas pode-se ver que nenhum ator interage ou toca na animação. 
Tudo bem, que igual ao primeiro, o filme é muito fiel ao livro, mais precisamente esse, então para quem leu o livro primeiro, não encontrará muitas surpresas nesse filme. E também, algo que falta no filme, é dramatização, quer dizer, o drama dos personagens, desenvolver mais os personagens, tentar se aprofundar mais neles, isso não acontece (só no filme seguinte).
Harry Potter e a Câmara Secreta foi um sucesso de bilheteria e crítica, arrecadando mais de 878 milhões  nas bilheterias, se tornando a segunda maior bilheteria de 2002, a sétima melhor bilheteria da Saga, e a 27°Maior bilheteria de todos os tempos.
Detém atualmente 83% de aprovação dos críticos.

Nota:

8 Jokers!

Trailer:

Após um acidente magico feito por Harry acidentalmente em sua tia vagabunda, Harry foge da casa dos tios trouxas dele. Depois de um passeio no Nôitebus Andante, Harry re-encontra seus amigos, e descobre outras coisas surpreendentes: o assassino Sirius Black, conseguiu, de alguma forma, fugir da prisão de Azkaban, sendo o primeiro a conseguir isso. E ainda, dizem, e afirmam (mas estão errados), que ele traiu os pais de Potter, revelando seu esconderijo ao Lorde das Trevas, Voldemort, e foi, e ainda é, o padrinho de Harry Potter. Harry fica decidido a acha-lo antes dele acha-lo primeiro para mata-lo. Tudo isso e um pouco mais, você vê aqui n...Quer dizer, Harry ainda faz amizade com o professor Remo Lupin, que esconde uma maldição.

A direção do filme foi dessa vez do mexicano Alfonso Cuarón, mesmo diretor do filme de comédia E Sua Mãe Também e A Pequena Princesa (Ainda não vi, mas falam serem ambos bom), sendo que Chris Columbus ficou apenas na produção.

É bem possível ver a diferença de atuações e direções desse e dos 2 filmes de Columbus.
As paisagens e os cenários que eram coloridos e fantasiosos nos filmes anteriores, agora ficam mais escuros, mais cinza, mais realístico basicamente. O filme que é sombrio, ainda tem espaço enorme para o humor que está no filme inteiro. Temos menos vistas do castelos encantados da Disney bem construídos, e mais aos cenários menos representados nos filmes anteriores; as paisagens fora da escola, e nos campos.
As atuações tambem ficaram melhores ainda, sendo que a de Daniel Radcliff fica até um pouco inferior a de Emma Watson e de Rupert Grint. Já o elenco adulto tem poucas cenas, mas interpretam bem do mesmo jeito. Como por exemplo David Thewlis (que fez testes pra interpretar o professor Quirrel no primeiro filme), Gary Oldman como Sirius Black, e Emma Thompson. Outro fato, é que o trio deixou de serem aquelas crianças ingenuas, e já viraram adolescentes, mais maduros.

Enquanto os dois primeiros filmes eram bem fieis ao livro, trazendo o que J.K. Rowling imaginava, O Prisoneiro de Azkaban não é tão fiel assim no seu material de origem. Como muitas coisas do livro foram deixadas de fora no filme, ou até trocadas (Como o final, que o do livro é melhor que a do filme). Na verdade, o filme tenta se aprofundar mais na trama e seus personagens, e é outra coisa que diferencia dos dois primeiros filmes, e o torna tão bom.
Os efeitos especiais melhoraram bastante. Mas o filme também dá espaço um pouco demais para o humor, que as vezes parece meio forçado, mas isso nem se nota se nem se nota, como eu notei!?.
A trilha sonora também é ótima (apesar da dos filmes anteriores serem um pouco melhor), se bem que na cena onde Harry conjuga o Espectro Patrono, a música de fundo poderia ter sido bem melhor, mas fora isso, é um ótimo filme.
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban faturou mais de 796 milhões nas bilheterias, e recebeu aclamação pela crítica, tendo 91% de aprovação, a segunda melhor classificação da franquia. É atualmente a 36°Maior Bilheteria de todos os tempos, a segunda maior bilheteria de 2004, e a menor bilheteria da franquia. Foi indicado a 2 Oscar: Trilha Sonora Original (John Williams) e Efeitos Visuais.

Nota: 

9 Jokers!

Trailer:

Dessa vez a direção é de Mike Newell, a segunda melhor direção de toda a franquia, também, talvez o segundo terceiro melhor filme da franquia na minha opinião.
Harry irá começar seu 4°ano em Hogwarts, mas, antes, nas férias, ele vai com a família Weasley a Copa Mundial de Quadribol. Depois da Copa, Comensais da Morte invadem o campo onde estavam descansando os espectadores do jogo. A Marca Negra é posta no céu. O Lorde das Trevas estava retornando. Depois desses acontecimentos, Harry volta a Hogwarts, onde é anunciado que ocorrerá o Torneio Tribuxo ali na escola, e o campeão, ganhará a Taça Tribuxo. Mais outras duas escolas chegam para participar. Apenas maiores de 17 anos podem colocar os seus nome no Cálice de Fogo, e depois de serem escolhidos, não poderiam mais desistir. Cedric Diggory (aluno da Casa Lufa Lufa) é o representante de Hogwarts; Viktor Krum é o representante do Instituto Durmstrang, e Fleur Delacour é a representante da Academia Beauxbatons. Mas, eis que o Cálice libera o nome de Harry Potter. Mas como ele colocou seu nome ali, ele só tem 14 anos. Assim, Harry então terá que participar, mesmo não sendo tãooo, habilidoso. Três provas, que testam todos os represantes basicamente.

A mesma coisa que se nota em O Prisioneiro da Azkaban: Os personagens e atores cresceram, amadureceram, e suas atuações ficaram melhores.
Aqui, o filme não aprofunda tanto quando O Prisoneiro[...], mas em outros pontos ganha muito. O humor ficou bem melhor, as cenas ficaram melhores também, a trilha sonora nova ficou ótima, temas como amizade, amor, e a adolescência são vistos no filme, e bem feitos.
O filme é bem fiel ao livro, apesar de algumas diferenças, como Dobby ter sido trocado por Neville, ou o começo do livro onde Harry ainda está na casa dos Dursley, e o pai do Rony vem lhe buscar, ou a cena final onde Harry foge do cemitério, é um pouco mais longa no livro. 
Aliás, pode-se ver, que que escolas, academias ou instituições de magia e bruxaria são universais, cada um com sua etnia, cultura e tal.
As atuações, nem se comenta, dessa vez, todos atuam perfeitamente. Até Robert Pattinson (a futura fada de purpurina), interpreta bem. Apesar de não sobrar muito espaço para os demais atores que estão no Torneio.
Outro fato, é que, o jeito, os cenários, e os estilos que Alfonso Cuarón deixou em O Prisoneiro, passou adiante nos filmes seguintes, onde o tom se tornou mais sombrio, mas ao mesmo tempo mais engraçado. E também, após a morte de Cedric, aquilo significaria que nada mais em estava em paz, a guerra iria começar a diante, a inocência, havia acabado certo, isso já perdeu um pouco o sentido, chega de tentar ser profundo.
Apesar de eu achar um pouco meio forçada a cena final da luta, tem o novo visual do Lorde Voldemort, interpretado por Ralph Fiennes, numa maquiagem...Ótima. Também acabou sendo votado como um dos melhores vilões do cinema, é, acho que precisava não tanto assim desse título, mas enfim...

Infelizmente, parei de ler os livros nessa edição, sendo que não comprei os próximos, mas espero ter mais dinheiro para comprar. Afinal, nem tudo é fiel a obra original, né?
Harry Potter e o Cálice de Fogo foi outro sucesso de crítica e bilheteria, tendo 88% de aprovação. Arrecadou mais de 896 milhões de dólares nas bilheterias, sendo atualmente, a 23° Maior Bilheteria de todos os tempos, a maior bilheteria de 2005, e sexta maior bilheteria da franquia. Foi também indicado ao Oscar de Melhor Direção de Arte.

Nota: 

10 Jokers!

Trailer:

0 comentários:

Postar um comentário