sexta-feira, 29 de março de 2013

[Top Royal Flush] Os Maiores Badasses do Cinema


Entre toda a história do cinema existiram vários personagens marcantes. Personagens são, sem dúvidas, o centro e o foco de muitos filmes e, em alguns raros casos, conseguem defini-los.
Raros casos esses que, além de fazerem tal feito, ainda conseguem te deixar com medo - ou mesmo empolgá-lo. Esses personagens normalmente são descolados, grandes, indiferentes - como se fossem maior que todo o resto. E algumas vezes são.

Ou seja: são valentões - são badasses.

Bem, já entendeu aonde quero chegar, não? Curta nosso novo Top Royal Flush:

5º LUGAR: TOMMY DEVITO


Basta apenas uma cena para Martin Scorsese nos introduzir à provavelmente seu personagem mais complexo e perigoso (e, sim, estou incluindo Travis Brickle nessa lista!); seja quando ele atira num garçom porque não serviu o seu copo na hora, quando ele interroga raivosamente o seu amigo porque o chamou de "engraçado" (dai que vem o "You think I'm Funny? Funny How!?"), ou simplesmente o mata alguém do nada porque xingou seu amigo - Tommy DeVito sempre terá seu lugar garantido no Hall dos Badasses. Acredite: ninguém se encaixa melhor do que ele na iluminação vermelha e satânica de Scorsese (olhar a foto acima).

4º LUGAR: HAN SOLO


Han Atirou Primeiro! É isso que todo fã (lúcido) de Star Wars diz, pelo menos. Mas todo esse alvoroço vai além de meramente terem visto isso na imagem (mais tarde alterada pelo George Lucas): é importante defender isso porque é um dos momentos chave em que esse mercenário estelar se consagra como um eterno badass - ele atira primeiro, ele "bota o pau na mesa". Por mais que Lucas negue esse fato (sim, é um fato), seu personagem é maior do que ele - é um dos mais carismáticos na saga com os personagens mais carismáticos de toda a história do Cinema.

3º LUGAR: HOMEM SEM NOME


Diferente de todos nessa lista, o Homem Sem Nome, protagonista da excelente Trilogia dos Dólares, não se marca através de frases de efeito ou cenas chave; ser o maioral pra ele é ser em silêncio. Ele destrói e se põe acima de todos sem falar uma frase - nem revela seu próprio nome (!!). Nos duelos, pode estar contra três que vencerá; na imundice, seu cigarro limpa todos; assim como o deserto que muitas vezes se encontra, ele é seco e puro. Clint Eastwood não se eternizou no cinema por qualquer motivo, afinal.

2º LUGAR: SNAKE PLISSKEN


Convenhamos uma coisa, pelo menos: o diretor John Carpenter (um dos maiores mestres do cinema) tem uma capacidade quase divina de criar personagens valentões. Na série Fuga de Nova York/Los Angeles, Snake Plissken é o que movimenta tudo, mas não está ai pra nada. Ele controla sem querer - talvez porque não esteja, de fato, atrás de poder. Homem de poucas palavras, mas de muitas ações. Lógico ao extremo, age de forma calculista (uma mutação política do personagem de Eastwood, poderia dizer), apesar de ser visceral e cuspir na cara de todo e qualquer engravatado. Direita ou Esquerda na política? Não, dane-se política! O universo rui diante de seu único olho e resta-lhe acender um cigarro e pronunciar: "Bem-vindo à Humanidade".

1º LUGAR: JOHN NADA


"Eu vim aqui mascar chiclete e chutar bundas... e acabaram meus chicletes", pronuncia John Nada, logo após descobrir que o mundo inteiro é um farsa dominada por aliens, que escravizam o povo humano, causa da grande desigualdade que vivemos hoje; Carpenter (ele de novo!) criou Nada para representar o povo, o poder das massas; nosso protagonista literalmente chuta bundas dos empresários e políticos individualistas, põe os óculos em nós para ver a realidade. Realidade essa que nada é agradável. O Cinema já teve muitos personagens Badass, mas nenhum deles foi tão longe a ponto de esfregar a verdade na nossa cara e, no final, ainda levantar o dedo do meio diante de toda a podridão do mais novo deus moderno: o Dinheiro. Se sua reação foi exagerada ou não, eu não sei. Mas meus chicletes estão acabando...

É isso, pessoal! Nos vemos no próximo Top 5; abraço!

0 comentários:

Postar um comentário