sábado, 9 de março de 2013

[Especial] Harry Potter: 5-7.2

Continuação do post Harry Potter: 1-4
E começa a Era David Yates, que dirige os últimos filmes da Saga de Harry Potter. Dessa vez, com um tom ainda mais sombrio e mais sério, ao mesmo tempo com um pouco mais de humor (o 5 e 6). Dessa vez, falarei/escreverei sobre o ótimo/bom Ordem da Fênix, o foda Enigma do Príncipe, o excelente As Relíquias da Morte Parte 1, e o épico, mais com pequenos pontos fracos, Relíquias da Morte, Parte 2.

2007: ano do lançamento do último livro da saga Harry Potter, escrito por J.K. Rowling: As Relíquias da Morte. Enorme sucesso de vendas e de criticas, existe até um documentário sobre isso, vi de manhã na televisão faz tempo...Mas enfim, não é isso que interessa; Nesse mesmo ano é lançado o quinto filme da Saga, dessa vez dirigido por David Yates, que dirigiria todos os próximos filmes da série.

Mas enfim, vamos ao "prato principal":

Na trama, Harry (Daniel Radcliffe) já está com 15 anos de idade; um dia, Dementadores, acabam "atacando" ele e seu primo Duda. Harry acaba quebrando uma regra do mundo mágico quando faz o feitiço do Patronum: Menores de 18 anos não podem fazer magia fora da escola. Com isso, Harry acaba sendo acolhido pela Ordem da Fênix (ele não entrou para a Ordem, apenas o acolheram), criada por Dumbledore (Michael Gambon). Ele acaba sendo julgado pelo Ministério da Magia como inocente, mas acaba fazendo com que Hogwarts tenha novas regras muito rigorosas ditadas pela agora diretora da escola, Dolores Umbridge (Imelda Staunton), que aplica ensinamentos de magia nos livros, em vez de ensinar fazendo. Harry então cria a Armada Dumbledore, ensinando escondidos os alunos os feitiços que ele sabe conjurar bem.
Para quem lê o blog faz tempo, sabe que eu sou péssimo em escrever sinopse...

Tudo é diferente nesse filme, basicamente um monte de coisa que você viu nos filmes anteriores mudou nesse filme. Logo no inicio você percebe algo diferente, bem diferente. O clima, a fotografia, a câmera (tremida), até os Dementadores ficaram bem mais diferentes que os do 3º filme, mais, esqueléticos.


As atuações, também ficaram cada vez melhores. Mas o destaque mesmo vai para Imelda Staunton; caramba, a interpretação dela é ótima no filme, uma personagem totalmente antipática e bem feita. Ela consegue causar tanta raiva ao espectador e aos personagens. Outra personagem com a mesma "função", é Bellatrix Lestrange, interpretada por Helena Bonham Carter, aparecendo em poucas cenas, mas com um papel crucial também.
Depois de mais de 15 milhões de candidatas para viver a personagem Luna Lovegood, Evanna Lynch foi a escolhida. Ela mesmo já é fã da série de livros, lendo basicamente todos, representou bem a personagem. 
Outro destaque vai também para o "retorno triunfal" do Lorde Voldemort, logo no final do filme, onde ocorre uma das melhores cenas da série: a luta de Dumbledore contra Voldemort; uma das melhores cenas, com uma fotografia ótima, que nem a do filme inteiro. É também outro ponto positivo do filme, a fotografia, o visual, e os cenários; as cenas vistas das torres de Hogwarts geralmente são ensolaradas, parecendo final da tarde. 

Mas algo que o filme arriscou mesmo, foi tentar resumir o livro original de mais 700 páginas (a versão americana tem mais de 800), sendo o maior da série de livros. Houve mudanças claro: ausência do Quadribol, cenas ótimas, bem feitas e presente nos filmes (menos nos 2 últimos, e no 4º pois havia o Torneio Tribuxo). Ron, personagem de Rupert Grint, tentaria entrar para a equipe, mas isso então foi adicionado no 6º sexto filme da franquia. Grint até ficou desapontado, pois estava ansioso para gravar as cenas. Monstro, elfo doméstico também seu papel reduzido, tendo adicionado numa ponta do filme apenas por um papel importante no último filme da série. 
Felizmente, a redução de algumas partes, personagens e capítulos do livro, não estragaram o filme, graças ao roteirista Michael Goldenberg.

Harry Potter e a Ordem da Fênix foi como sempre, um sucesso de bilheteria e crítica, sendo até seu lançamento, considerado o melhor da franquia. O filme arrecadou mais de 939 milhões em todo o mundo, e  é atualmente a 20ª Maior Bilheteria de Todos os Tempos, a 2ª Maior Bilheteria de 2007, e a 4ª Maior Bilheteria da série.
Detém atualmente 79% de aprovação dos críticos.

Nota:

9 Jokers!

Lorde Voldemort ameaça tanto o mundo dos trouxas quanto o mundo dos bruxos e Dumbledore (Michael Gambom) preocupa-se em preparar Harry para a batalha final que se aproxima. Assim, retorna a Escola de Magia e Bruxaria, o Professor Horácio Slughorn (Jim Broadbent), importante personagem que que guarda segredos que poderão ajudar contra o lorde das trevas. Enquanto isso, as forças do mal depositam em seu próprio jovem bruxo: Draco Malfoy (Tom Felton).

Sabe, não adianta escrever a sinopse do filme; é preciso ver essa esplendida película com os próprios olhos (só você for cego -que é muito improvável pois está lendo esse texto-, vai ser meio difícil...).

Fotografia, direção, atuação, história e trilha sonora: perfeitamente encaixados nesse filme.
O filme é como uma breve carta de adeus a todos os momentos felizes e "mágicos" (no sentido de...Não sombrio...?), pois dali em diante, basicamente após da mal aproveitada morte de Dumbledore, Voldemort iria atacar com toda força.
Desde o filme anterior, os personagens já tinha crescidos, amadurecidos e as atuações melhores. Bem, eu já repeti isso umas três vezes, então que já me entenderam..


Apesar de uma achar tanta graça assim das cenas de humor que estão nos filme, também acho que só serviram para aliviar um pouco para o'que de fato estar por vir. Mas que o filme é o mais sombrio até o seu lançamento é sim. Por exemplo, a cena da menina possuída, aquilo parecia mais um filme de terror. Ou a quase morte de Ron por causa da bebida envenenada. Ou a triste cena onde Malfoy chora pelo que fez com o pobre passarinho. E ainda falando e Malfoy e cenas sombrias do filme, ainda tem a luta dele contra Harry (Extra: Sangue!), que por sinal, Malfoy finalmente tem mais destaque nesse filme do que os outros, além de mais importância para a história, e uma melhor atuação de Tom Felton.
Voldermort, pela 2ª vez (a primeira, no fantástico O Prisioneiro de Azkaban), não aparece no filme, apenas nas memórias de Dumbledore e Horácio Slughorn.
E é claro, não posso esquecer da sombria, épica, linda e fantástica cena da caverna claro. É uma cena tão tensa e tão bem feita.
No final do filme, quando descobrem uma pista do colar (que era falso por sinal), você pensa: - "Então foi tudo em vão!?" Não, na Parte 2 já já tem tudo explicadinho...

Além do título, que algumas pessoas que saem do cinema (eu não fui uma delas, na verdade, não vi nenhum dos 8 filme no cinema!), ou terminam de assistir em casa, algumas, se perguntam: -"Por que mesmo o nome do filme é "O Enigma do Príncipe"? Na verdade isso mesmo já não fica tão importante no filme quanto no livro. Apenas no começo vemos Harry se saindo bem nas aulas de poções (melhor que Hermione), e tal, por causa do livro escrito por um dos alunos da escola alguns anos atrás que se auto intitula O Príncipe Mestiço, mas depois disso, a trama do filme que se desenrola vai se esquecendo do próprio "personagem secreto/surpresa/desconhecido", e só revela isso logo no final, e num momento errado e sem aquela "emoção", surpresa, sabe?
Outro problema do filme mesmo foi de a morte de Dumbledore (isso também não é nenhum spoiler!), uma cena que poderia ser dramática e perfeita, acabou não sendo bem aproveitada.

O filme tem um visual ótimo (parecendo aquelas manhãs e tardes nubladas que passa aquele filminho bom; bem nostálgico), esquecendo aquelas cenas ensolaradas dentro das torres do castelo.


O filme não é perfeito? Não, não muito. Que é muito bom é, apesar de deixar alguns fãs tristes, dizendo que foi o mais fraco e tal, mas o filme merece ser visto sim, igual a Saga inteira, claro.
Adivinha o'que aconteceu com Harry Potter e o Enigma do Príncipe (ou Príncipe Mestiço para alguns)? Também foi um sucesso de bilheteria e crítica. Arrecadou mais de 934 milhões (quase alcança A Ordem da Fênix), sendo atualmente a 21ª Maior Bilheteria de Todos os Tempos, a 2ª Maior Bilheteria de 2009, e a 5ª Maior Bilheteria da série.
Recebeu uma indicação Oscar de Melhor Fotografia.
Detém atualmente 84% de aprovação dos críticos.

Nota:

9 Jokers!



Prestes a completar 17 anos, Harry precisa ser transportado da casa dos seus tios até um local seguro (a Toca, casa dos Weasley). Lorde Voldemort (interpretando brilhantemente de novo por Ralph Fiennes) e seus comensais da morte sabem que a transferência está prestes a acontecer e aguardam sua realização para atacar. Para que ela ocorra vários amigos de Harry, como Rony, Hermione, Remo Lupin (David Thewlis), Hagrid (Robbie Coltrane) e "Olho-Tonto" Moody (Brendan Gleeson), entre outros, tomam a Poção Polissuco e assumem a forma física de Harry. A intenção é despistar Voldemort sobre quem é o Harry verdadeiro, de forma que ele possa chegar seguro à Toca. A missão é bem sucedida, apesar das mortes de alguns amigos, como Moody e Edwiges. Mas logo a situação se torna ainda mais perigosa; o Ministro da Magia Rufus Scrimgeour (Bill Nighy) é morto e, em seu lugar, assume um dos asseclas de Voldemort. Harry e seus amigos passam a ser caçados impiedosamente, obrigando que ele, Rony e Hermione fujam. Precisando mudar constantemente de lugar, eles elaboram um plano para encontrar e destruir as Horcruxes que podem eliminar Voldemort de uma vez por todas.

Mas espera: mas que diabos é uma Horcrux? A resposta está no filme, mas vou fazer um pequeno resumo: descobrimos no filme anterior, que Tom Riddle/Voldemort matou várias pessoas para dividir sua alma em objetos. Assim, se ele morresse; fisicamente ele estaria morto, mas sua alma ainda vagaria, pois estava divida em 7 objetos, sendo eles como o Diário que o próprio escreveu e foi destruído no 2º filme; e o próprio Harry Potter, que quando não foi afetado pelo feitiço da morte, que ricocheteou no lorde das trevas, uma parte do mesmo, ficou no menino bruxo; por isso a conexão entre os dois; por isso, a famosa cicatriz. Assim, para matar definitivamente Voldemort, eles tentarão encontrar e destruir as Horcruxes escondidas em lugares diferentes, e que são objetos diferentes basicamente. Caramba, espero ser reconhecido algum dia pelo meu texto; na verdade tudo bem, não é grande coisa perto de outros textos...


Esse é o filme mais sério da Saga, mais adulto, sabe? Não, "filme mais adulto" não, eu diria que o estilo "sombrio" que David Yates já começado em A Ordem da Fênix, e aprimorou mais ainda em O Enigma do Príncipe, aqui se eleva mais. O trio principal, já viraram adultos basicamente (se bem que os personagens tem 17 anos basicamente), eles esbanjam atuações sérias e excelentes. 
Entre as cenas de ação como a fantástica luta nos céus, e "correndo pelas arvores" (...Esses títulos que eu faço, espero que tenham entendido para quem viu os filmes), as cenas dramáticas são as que se destacam mais.

Embora achei no início que dividir o filme em 2 partes estava mais pro lado lucrativo (e estava um pouco sim), foi até uma boa ideia, mas ao mesmo tempo ruim (é melhor explicar isso depois desse texto da Parte 1).

60% do livro original está nesse filme, que parece que estende mais alguns capítulos. 
Que o filme soube dessa vez aproveitar cenas dramáticas, soube, como por exemplo a triste morte de Dobby, ou a tensa cena da casa em Godric's Hollow. 
Ainda falando sobre o elfo doméstico Dobby, aqui aparece pela segunda vez desde o 2º filme, apesar de ter sido um personagem recorrente nos outros livros, sendo nos filmes ter sido trocado por outros personagens, mas as "funções" do personagem original ainda continuaram. Embora bem aproveitado nas cenas do filme, acho que ficou meio sentido do nada ele surgir para ajudar Harry, depois de 4 anos sem ter vestígio sobre o mesmo, ele surge do nada. Mas tudo bem..
Embora outra observação, é que uma cena séria e mais  "violenta" teria caído bem no lugar, da cômica deixado no longa...Melhor explicar: no livro original, a mão artificial que Voldemort deu ao traidor Pedro Pettigrew ao ter cortado o próprio pulso para reviver o mesmo no quarto longa, a estrangula pois ele acaba traindo o seu lorde, ao deixar os "mocinhos" escaparem, pois ele devia a Harry não telo deixarem mata-lo (Sirius e Lupin).
Além da ótima e bem feita cena do Conto dos Três Irmãos, uma das melhores cenas e mais bem feita da franquia.


Uma coisa é muito certa desse filme: você que acompanhou todos os filmes, irá entender o filme inteiro, pois tem várias referências aos filmes anteriores, desde a Espada de Godric Grifinória (ou Gryffindor), ao Pomo de Ouro que Harry capturou em seu primeiro jogo de Quadribol; ou melhor, desde o nome Malfada (5º filme), até a menção do feitiço Finite Incantatem.
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 foi um...Já sabem...
Faturou mais de 956 milhões em todo mundo, e é atualmente a 17ª Maior Bilheteria de Todos os Tempos, é a 3ª Maior Bilheteria de 2010, e a 3ª Melhor Bilheteria da Franquia.
O filme também foi indicado ao Oscar de Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Visuais.
Detém atualmente 79% de aprovação dos críticos.

Nota:

10 Jokers!




O filme começa exatamente de onde a primeira parte terminou. Agora a Guerra já começou; amigos perdidos, Horcruxes achadas e destruídas. Tudo isso com atuações boas do trio principal, mas sem muito esforço para representar a "motivação" dos personagens, ou até mesmo o drama que ele tem. Embora Daniel Radcliff não seja um grande ator, sua atuação sim, ficou evoluindo e melhorando a cada filme, mas não chega ao tal ponto de "lastima" do personagem, a perda de amigos que o faz triste. Mesmo dito para Rupert Grint e Emma Watson. Fora isso, ainda atuam bem no filme.

Tudo no filme com a menor duração da franquia (isso não é um ponto negativo nem positivo, só uma observação), parece corrido; na verdade, é de fato uma corrida contra o tempo, pois até a 1ª Parte do filme que era mais fria e sombria, eles só conseguiram destruir (contando com as dos outros filmes), 3 Horcruxes. Embora também essa "correria" não seja o problema do filme.
Fidelidade a obra original; é o problema do filme. Não é um grande problema que interfere muito no filme e o torna ruim, não, mas, vou explicar: momentos cruciais da história do filme foram mal aproveitadas; as mortes que poderiam ser mais dramáticas, mal são vistas nos filmes, como por exemplo as mortes de Lupin, Ninfadora e Fred, não foram aproveitadas.
Sem aquele drama, ou uma música de fundo boa e emocionante, para a revelação e surpresa de que Harry (que estava aparentemente morto, mas não, nos braços de Hagrid), não morreu. Não "sentimos" os vilões enfurecidos com o retorno do menino bruxo. Não sentimos aquele drama, a lamentação, dos personagens, principalmente de Hagrid (que surge do nada depois da primeira parte), de carregar o menino que ele viu crescer. Ou até mesmo a morte do Harry que poderia ter sido um pouco melhor; tudo bem, não existe música de fundo nesse momento, isso foi uma parte boa. Ou aquele enorme sensação de "finalmente morreu aquela vadia!", no momento da morte de Bellatrix; eu achava que a cena seria boa, mas não, foi muito mal feita...

Ou pior ainda: outro momento crucial para a Saga inteira: a morte de Voldemort; foi feita tão...Sem sal, sem emoção, foi sem graça...
Certo, só vi os pontos negativos do filme, então vamos aos positivos: a cena do cofre em Gringotes, é muito bem feita, além do Smaug Dragão que aparece no filme foi muito bem produzido pelo CGI. A Batalha de Hogwarts também foi outra cena bem representada e muito bem feita. Outra cena: A Sala Precisa em chamas. Uma curiosidade, é que um diabrete (2º filme) aparece na Sala Precisa.

Além da brilhante atuação de Alan Rickman que revela que Snape na verdade é o personagem mais foda de toda a Saga (que na votação dos melhores personagens de Chaves: o protagonista ficou em 3º lugar, Quico em 2º, e Seu Madruga em 1º; mais do que justo), tão bem trabalhado quanto outros ali presentes. E por falar neles, como as mortes da (brilhante e ótima) Trilogia O Poderoso Chefão, que não são gratuitas, mas sim importantes para a trama toda, o mesmo acontece com toda a Saga, cujo os personagens apresentados desde o primeiro filme, com os mesmos atores (algo que bom ver em toda a Saga, é o crescimento dos atores e personagens, como já mencionei), tem papeis fundamentais aqui no último filme.

Um belo adeus a Saga
O último filme de uma das melhores e mais lucrativas Sagas cinematográficas não tão perfeito, tem seus defeitos, como seguir demais o livro original, o'que não combina com certas cenas. Mas fora isso, ainda a cenas ótimas, e muito bem feitas; ele (o filme) é sim, um ótimo filme de "despedida" para a saga, com um lindo final que emociona (não chorei, mas consegui sentir o'que o filme quis dizer com aquele final) os fãs que acompanharam desde o primeiro filme de 2001, aquela cena que dá uma sensação de pura nostalgia com uma ótima e perfeita música de fundo (John Williams, tu é O Cara...), que te faz lembrar de todos os momentos felizes que os personagens tiveram (faça isso e tente depois um Expectro Patronum!), recorda os belos filmes anteriores.

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 foi um sucesso enorme de bilheteria e recebeu aclamação pela crítica. Faturou mais de 1 bilhão de dólares, e é atualmente a 4ª Maior Bilheteria de Todos os Tempos (Os Vingadores ultrapassaram o filme, então esperava que finalmente ultrapassem o chato Titanic), a Maior Bilheteria de 2011, e a Maior Bilheteria de Toda a Franquia.
Foi indicado ao Oscar de Melhor Direção de Arte, Melhor Maquiagem e Melhores Efeitos Visuais.
Detém atualmente a maior classificação da série pela aprovação dos críticos: 96%, embora os "críticos top" deram 100% para o filme!

Nota:

10 Jokers!

[Crítica do filme]

(Mas então, se 60% desse último texto teve mais pontos negativos, o por que então dos 10 Jokers? Tirando a parte mais para o lado crítico, tirando as mortes mal aproveitas, o filme foi um ótimo desfecho para a Saga; talvez tenha essas cenas mal feitas que poderiam ter sido grandiosas, se pelo menos não tivessem seguido totalmente o livro, sendo que alguns fãs do livro ficaram satisfeitos mesmo por terem visto o filme totalmente fiel a obra, e não com cortes e tals, como os 2 filmes anteriores...Mesmo assim, o desfecho final é ótimo...)



Atualmente, é a Franquia de maior sucesso de todos os tempos, tenho faturado bem mais que 23 filmes de James Bond (que fica logo atrás desse)! Mas mesmo assim, depois de 8 filmes lançados, foi um dos injustiçados do Oscar (Hahaha! Trilogia Senhor dos Anéis tem apenas 3 filmes e ganhou 17 de 30 indicações -é claro que estou estou brincando!-), mas mesmo é uma Saga "Imortal"; você não consegue colocar pontos negativos, como a Trilogia Poderoso Chefão; talvez 2 ou 3, mas tem que admitir, o Universo criado por J.K. Rowling é fantástico, muito bem construído, e muito bem elaborado.
É uma Saga que merece ser assistida e re-assistida várias vezes...Sem contar os excelentes livros!

0 comentários:

Postar um comentário